FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

No último dia 20 de março (quarta-feira), a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Apoio Multiprofissional a Educação Inclusiva – NAMEI, realizou uma formação para os profissionais da área da educação especial voltada à trajetória histórica da educação especial, revendo os aspectos jurídicos, éticos e atitudinais que direcionam as práticas atuais para a cultura da inclusão. A formação foi realizada no auditório da Faculdade Uniasselvi, e teve a participação de, aproximadamente, 150 profissionais da rede, sobretudo Professores do Atendimento Educacional Especializado, Intérpretes de Libras e Monitores II.

O evento teve intermédio da Psicóloga e da Neuropsicopedagoga do NAMEI, que apresentaram aos profissionais presentes a estrutura, missão e visão institucional da Secretaria, discorrendo pela pauta de escola plural e com meios de acolhimento à diversidade. O Núcleo destacou que outras capacitações estão previstas para acontecerem no decorrer do ano, uma vez que a equipe da Secretaria Municipal de Educação preconiza que os objetivos comuns da rede estejam claros e atuantes nas práticas escolares, bem como que aconteçam interações e aprendizagens constantes no atendimento direto aos estudantes, principalmente àqueles com condições singularizadas. Acreditam ainda, que ações como estas fortalecerão uma inclusão integrada, efetiva e qualificada, que respeite as singularidades e promova cada vez mais o desenvolvimento de todos os estudantes.